Trabalhadores da BYD em Camaçari criam entidade própria após três dias de greve

Unidade operária fortalece movimento em meio a denúncias e tensões com sindicato local

Os trabalhadores da construção civil que atuam nas obras da BYD em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, decidiram criar uma nova entidade representativa após três dias de greve consecutivos. A paralisação, iniciada no início da semana, ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (4), quando a categoria aprovou a formação de uma associação – descrita pelos próprios operários como um sindicato livre – diante do que classificam como abandono e hostilidade por parte do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Camaçari (SINDTICCC).

Foto reprodução da internet

Segundo os operários, a greve começou como resposta ao que chamam de “exploração” nas obras da nova planta da montadora chinesa. A mobilização cresceu nos últimos dias, com apoio de movimentos sociais, mas sem respaldo do sindicato formal da categoria, que, de acordo com os trabalhadores, “negou desde o início qualquer apoio ou reconhecimento das reivindicações”.

Contexto da greve e denúncias dos trabalhadores

A construção da fábrica da BYD em Camaçari é um dos maiores projetos industriais em curso na Bahia e envolve centenas de trabalhadores da construção civil. As equipes alegam enfrentar condições inadequadas, baixos salários e falta de diálogo com a empresa e o sindicato oficial.

A ausência do SINDTICCC desde o início da paralisação aprofundou o clima de desconfiança. De acordo com relatos divulgados pelos operários, a instituição sindical não apenas se manteve distante, como marcou presença no terceiro dia de greve em situação considerada hostil. Para os trabalhadores, o movimento paredista vinha se organizando de forma independente, principalmente com apoio do Movimento Luta de Classes (MLC).

Durante as atividades desta quinta-feira, tensionamentos aumentaram quando, segundo os trabalhadores, o sindicato teria se aliado à polícia e ameaçado o carro de som utilizado pelos grevistas e pelo MLC. A ação gerou revolta entre os operários, que afirmam ter assistido à expulsão do motorista do equipamento de som coletivo. Ao mesmo tempo, o SINDTICCC utilizava seu próprio mini-trio com volume mais alto, numa tentativa de impedir que as mensagens da mobilização independente chegassem aos demais trabalhadores.

Criação de uma entidade própria

Mesmo diante das dificuldades, a unidade dos operários se fortaleceu ao longo do dia. Em assembleia organizada no canteiro de obras, os trabalhadores aprovaram a criação de uma associação autônoma para representá-los. A iniciativa, segundo relataram, surge como resposta direta à ausência de apoio e às atitudes consideradas intimidatórias por parte do sindicato oficial.

A decisão foi construída coletivamente e ganhou rápida adesão. Para os trabalhadores, a nova entidade nasce com o propósito de ser um espaço de representação mais próximo e comprometido com as demandas reais da categoria. Durante a assembleia, as falas foram marcadas pela defesa de autonomia e pela necessidade de uma organização que se coloque ao lado da base operária.

Ainda que a construção formal dessa nova associação dependa de etapas jurídicas e administrativas, os operários afirmam que a criação do grupo é um ato simbólico e político: uma demonstração de força diante de ações que classificam como tentativa de esvaziar a greve.

Conflitos de comunicação e disputa de narrativa

A disputa em torno do uso do som — elemento central para a comunicação em movimentos paredistas — também reforçou a percepção, entre os trabalhadores, de que o sindicato tradicional estaria atuando para enfraquecer a mobilização.

Segundo os relatos apresentados na assembleia, o carro de som utilizado pelo MLC e pelos grevistas era fundamental para transmitir informes, construir unidade e organizar as ações do dia. Com ele, os trabalhadores se atualizavam sobre negociações, reivindicações e orientações de segurança.

A interrupção forçada desse equipamento e a tentativa de abafamento das mensagens por meio do mini-trio do SINDTICCC foram vistas como evidências de que o sindicato buscava assumir o protagonismo sem ter contribuído com a construção da greve desde o início. Operários relataram que a ação causou indignação e acabou reforçando a percepção de que a categoria precisava de uma representação mais alinhada às suas necessidades.

O papel do Movimento Luta de Classes e o apoio à mobilização

Ao longo dos três dias de paralisação, o Movimento Luta de Classes (MLC) esteve presente no canteiro de obras, auxiliando na organização do movimento e oferecendo suporte com estrutura e comunicação. A participação do grupo se tornou um ponto de apoio para trabalhadores que afirmam não encontrar no sindicato tradicional o suporte necessário.

A presença do MLC durante a greve e sua defesa das pautas trabalhistas contribuíram para fortalecer a confiança dos operários no movimento paralelo de organização. Dessa forma, a construção da nova entidade surge não apenas da insatisfação com o SINDTICCC, mas também do ambiente de solidariedade criado entre trabalhadores e apoiadores externos.

Próximos passos da mobilização

Apesar dos conflitos, a greve continua sem previsão de encerramento. Os trabalhadores afirmam que manterão a paralisação até que suas reivindicações sejam atendidas e até que a nova entidade dê início às primeiras ações de representação.

Entre as demandas, estão melhores condições de trabalho, remuneração adequada e estabelecimento de um canal transparente de diálogo entre empresa e operários. Mesmo diante da pressão e do enfrentamento, a categoria diz estar mais unida.

Os grevistas reforçaram o pedido para que a imprensa siga acompanhando o caso. O jornal A Verdade tem feito a cobertura diária do movimento, e os trabalhadores destacaram que a visibilidade pública da greve é fundamental para evitar retrocessos e fortalecer a legitimidade das reivindicações.

Sentimento de resistência e projeções para o futuro

A criação da nova associação — descrita pelos trabalhadores como um embrião de sindicato livre — representa um marco na história da mobilização. Para muitos, trata-se de um movimento que extrapola os limites da BYD e pode inspirar ações semelhantes em outras regiões do país, especialmente em setores onde a base operária se sente distanciada de suas entidades representativas.

No clima tenso que marcou o terceiro dia da paralisação, a decisão coletiva se destacou como sinal de maturidade política da categoria. A unidade demonstrada pelos trabalhadores indica que, ao contrário de enfraquecer o movimento, os episódios de conflito acabaram impulsionando ainda mais a organização interna.

Enquanto a greve continua, cresce também a expectativa pela tomada de posição da empresa e pela resposta das autoridades trabalhistas. A criação da entidade própria coloca o movimento em um novo patamar, com reflexos que podem influenciar tanto o andamento das obras da BYD quanto o cenário sindical da região.

A mobilização segue firme, e os trabalhadores garantem que permanecerão em resistência. Como afirmam, esta é apenas a primeira etapa de uma luta maior por dignidade e melhores condições na construção civil de Camaçari.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *